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Banco Central já devolveu mais de R$ 1 bilhão por erros ou golpes do Pix

postado Assessoria Igor

O Banco Central já devolveu R$ 1,1 bilhão transferido devido a erros ou fraudes no Pix desde novembro de 2021, mês de criação do MED (Mecanismo Especial de Devolução).

Casos de fraude, incluindo os cancelamentos de devolução, concentram R$ 952,3 milhões, segundo a instituição. Outros R$ 167,6 milhões são relativos a falhas operacionais.

Após ter sido vítima de um golpe envolvendo o Pix, é possível recuperar o dinheiro da conta de destino e devolver para a conta de origem se o Banco Central constatar que é um caso de fraude.

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (9) que o volume de transações por meio do Pix atingiu novo recorde diário, com 227,4 milhões de operações feitas na última sexta-feira (6). O número divulgado desbanca a marca de 224,2 milhões de transações registradas no dia 5 de junho.

O método de pagamento se tornou popular entre brasileiros desde sua implementação, em novembro de 2020. Não demorou muito para que a tecnologia, que simplifica e agiliza transações, começasse a ser visada por criminosos para a aplicação de fraudes.

De acordo com o Banco Central, vítimas de fraude, golpe ou crime devem solicitar a devolução à instituição financeira em até 80 dias após o Pix ter sido feito. O banco avalia o caso e, se entender que o pedido se adequa ao MED, bloqueia a quantia na conta do recebedor.

A análise leva sete dias, e o dinheiro é devolvido integral ou parcialmente em até 96 horas, se for fraude. Se a instituição avaliar que o caso não se trata de um golpe, a quantia na conta do recebedor é desbloqueada.

Para falhas operacionais da instituição bancária, o valor é devolvido em 24 horas.

COMO DEVOLVER UM PIX ERRADO?

  1. Entre na área Pix do banco;
  2. Vá em Extratos, clique em “Devolver”;
  3. Desta forma, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente mandou o Pix

COMO PEDIR DEVOLUÇÃO DO PIX APÓS GOLPE?

  1. Faça reclamação para sua instituição financeira em até 80 dias após a fraude;
  2. Espere o banco analisar o caso; o prazo é de sete dias

Fonte: Folha de S. Paulo

www.contec.org.br

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