Início » BB passa a atuar em todo o ciclo do mercado de carbono

BB passa a atuar em todo o ciclo do mercado de carbono

postado Assessoria

Foram firmados pelo Banco do Brasil três contratos de projetos de originação de créditos de carbono nos biomas Amazônia e Cerrado

O Banco do Brasil (BB) firmou nesta quinta-feira (29/9) três contratos de projetos de originação de créditos de carbono nos biomas Amazônia e Cerrado. Também assinou o primeiro negócio de comercialização de créditos desse tipo da instituição na região Sul do país.

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, a proximidade do Banco com clientes permite atuar gerando valor em diversas etapas do ciclo do mercado de carbono. “A partir de análises em 80 propriedades por todo o país, nossas equipes técnicas mapearam cerca de 500 mil hectares de terras que podem ser habilitadas para o mercado de carbono. Desse total, 150 mil hectares ganharam o status de pré-avaliados para viabilidade de projetos”, explicou.

Ele destacou também que a celebração dos contratos conta com proprietários rurais de todas as regiões do Brasil. “A amplitude da localização dos projetos demonstra capilaridade do Banco do Brasil, a força da nossa atuação no agronegócio e capacidade de aproximação com clientes e parceiros”, disse Ribeiro.

A iniciativa é desdobramento do evento Mercado Global de Carbono, que aconteceu em maio deste ano, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, quando o BB anunciou um conjunto de iniciativas para apoiar os clientes na originação e comercialização de créditos de carbono.

Comercialização

Em uma das frentes anunciadas nesta quinta-feira, o Banrisul assinou uma intenção de parceria na área de sustentabilidade para a aquisição de créditos de carbono para compensação de suas emissões diretas de gases de efeito estufa, com foco em mudanças climáticas. Em um primeiro momento, está prevista a utilização da plataforma de intermediação de compra de crédito de carbono do Banco do Brasil para compensar as suas emissões diretas relativas ao ano de 2021.

“Compreendemos a importância dessas ações para avançar em direção a uma economia de baixo carbono. Nesse sentido, estamos unindo forças e contando com a expertise do Banco do Brasil, que já realiza importantes projetos neste novo mercado”, afirmou o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho.

Para a compensação, prevê-se a utilização de um projeto desenvolvido no próprio Rio Grande do Sul, por meio da intermediação do BB na contratação de energia de uma hidrelétrica localizada na divisa entre o  estado e Santa Catarina.

Fonte: Correio Braziliense

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas