Início » Brasileiros que levam em conta gênero na política preferem líderes mulheres, diz pesquisa

Brasileiros que levam em conta gênero na política preferem líderes mulheres, diz pesquisa

postado Assessoria Igor

Pesquisa internacional realizada pelo Instituto Ipsos por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, apontou que, entre brasileiros que levam em conta o gênero para definir suas preferências políticas, a maioria gostaria de ser comandada por líderes mulheres.

Do total, 49% dos brasileiros consultados afirmaram não ter preferência em relação ao gênero dos políticos, 32% disseram que prefeririam ser liderados por mulheres, e 17%, por homens, enquanto 3% afirmaram não saber.

Na média geral, incluindo 31 países, 57% disseram não ter preferência, 19% afirmaram preferir mulheres e 21%, homens.

A pesquisa também aponta que, para 36% dos brasileiros, lideranças políticas femininas são melhores que masculinas para lidar com mulheres de forma justa, enquanto apenas 4% acham que os homens têm melhor desempenho. Outros 36% dizem acreditar que ambos são igualmente bons.

Segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros dizem acreditar que políticas mulheres são mais honestas, ao passo que somente 4% afirmam que homens cumprem melhor esse papel. Outros 37% dizem que eles são igualmente bons, e para 19% são igualmente ruins.

O levantamento também mostra que 19% dos brasileiros dizem que já viveram sob a liderança de políticos masculinos, enquanto 9% afirmam que já foram comandados por mulheres, e 59% afirmam acreditar que experimentaram lideranças tanto de homens como de mulheres.

Fonte: Folha de S. Paulo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas