Início » Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta criptomoedas no Brasil

Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta criptomoedas no Brasil

postado Assessoria Renata
299 visualizações

Na quarta-feira passada (8), a Câmara dos Deputados aprovou na noite da última quarta-feira (7) um projeto de lei que busca regulamentar as criptomoedas no Brasil. O PL 2303/15, de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade/RJ), agora segue para análise do plenário do Senado Federal, o que deve acontecer no próximo dia 15 de dezembro.

Segundo o texto, será criado um órgão fiscalizador para autorizar e monitorar o funcionamento de exchanges de ativos digitais no país. Entenda ativos digitais as criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, entre outros.

Conforme a proposta,  será considerado um prestador de serviço aquele que faz trocas, em nomes de terceiros, das criptomoedas por moeda nacional; executa a troca de um ou mais ativos virtuais; oferece serviços relacionados à oferta por emissor; presta atividade de corretagem, de custódia ou administração das criptomoedas.

As empresas que trabalham com criptomoedas no país precisarão registrar todas as informações sobre as suas transações, para o caso de necessitar repassá-las aos órgãos fiscalizadores que combatem a lavagem de dinheiro e o crime organizado.

Muito provavelmente, o Banco Central será a instituição responsável por fiscalizar e autorizar corretoras de criptoativos no Brasil. No entanto, o texto do projeto não diz isso explicitamente. Quem deve indicar o órgão responsável será o presidente da República.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas