Início » Campos Neto acredita em “disrupção” no sistema bancário

Campos Neto acredita em “disrupção” no sistema bancário

Ex-presidente do BC afirma que custo de “bancões” é muito alto

postado Luany Araújo
Pedro França/Agência Senado

Na última sexta-feira (21/3), o ex-presidente do Banco Central (BC) Roberto Campos Neto afirmou em palestra, na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, que os “bancos tradicionais serão profundamente abalados pelas plataformas digitais”. Segundo Neto, é um processo que já está acontecendo e vai acelerar nos próximos dois anos.

O economista acredita que a “disrupção” será consequência da capacidade do segmento digital em oferecer serviços tecnológicos por um preço menor, na comparação com as instituições financeiras tradicionais. Algo que, para ele, se traduz num “custo mais baixo de atração e retenção de clientes”.

O ex-presidente do BC acrescentou que os países periféricos podem liderar essa transformação.

Campos Neto ainda explicou que a atividade “transacional” dos bancões, em que incidem tarifas e taxas, por exemplo, vale cada vez menos. Isso como consequência da consolidação de sistemas de pagamentos instantâneos, como é o caso do Pix. “E o Pix pode ser por aproximação”, disse.

Na analise de Neto, em um futuro próximo, os bancos vão se tornar plataformas globais, capazes de realizar pagamentos transfronteiriços com facilidade e eficiência.

 

Informações do portal Metrópoles com edição da Ascom CONTEC.

Por Leidiane Silveira

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas