Início » Contec realiza Seminário Nacional de Negociação Coletiva

Contec realiza Seminário Nacional de Negociação Coletiva

postado Assessoria Renata
86 visualizações

Nesta terça-feira (19), aconteceu o Seminário Nacional de Negociação Coletiva CONTEC 2022 destinado exclusivamente aos integrantes da Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/CONTEC). O evento, que foi realizado de forma remota com transmissão de 9h às 13h, reuniu 40 dirigentes sindicais bancários indicados pelas federações e sindicatos de capitais.

“Chamamos economistas e pesquisadores do Dieese para que pudéssemos fazer um panorama político-econômico para as negociações deste ano”, explicou o presidente da Contec, Lourenço Prado. Após as palestras, os dirigentes esclareceram dúvidas, perguntaram sobre as leis em vigência e detalharam técnicas de negociação eficientes.

O economista Sandro Silva fez uma apresentação com o histórico das negociações dos bancários nas duas últimas décadas e o atual cenário macroeconômico. Entre tabelas com os índices conquistados no piso salarial da categoria desde de 2003, ele ainda abordou a influência da tecnologia na transformação das relações trabalhistas e a redução do número de postos de trabalho da área. Segundo Silva, o número de trabalhadores no setor bancário encolheu de mais de 750 mil em 1990 para os atuais cerca de 450 mil.

O segundo palestrante, o também economista Carlindo Rodrigues de Oliveira, apesar de o fechamento do número de agências bancárias, há oportunidade de conquistas se a categoria estiver unida. Ele explicou o passo a passo das negociações, além de oferecer dicas e reflexões sobre o comportamento durantes as reuniões de negociação considerando o atual momento.

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas