Durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada nesta terça-feira (05/08) em Brasília, Ricardo Patah, presidente da UGT, participou ativamente do encontro e, junto aos demais presidentes das centrais sindicais, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o documento “Propostas das Centrais Sindicais diante da Guerra Comercial: Soberania, Emprego e Desenvolvimento”.
As centrais alertam para o cenário de crescente disputa global entre grandes potências, que impacta diretamente a indústria nacional, o mercado de trabalho e o futuro do país. No documento, destacam que é hora de fortalecer e aprimorar um projeto de desenvolvimento com inclusão e justiça social — um projeto que inove nas escolhas estratégicas, reduza vulnerabilidades, enfrente a concorrência predatória e crie mecanismos de proteção frente à instabilidade externa.
Ricardo Patah reforçou que os trabalhadores precisam ser protagonistas na construção de um Brasil soberano, sustentável e com oportunidades para todos. “Estamos ao lado do presidente Lula para defender a geração de empregos, o fortalecimento da indústria nacional e políticas públicas que assegurem justiça social em meio aos desafios da economia mundial.”
Leia a íntegra da carta entregue ao presidente Lula aqui.
Fonte: União Geral dos Trabalhadores
www.contec.org.br