Nesta terça-feira, dia 06, a COE (Comissão dos Empregados) do banco Santander, realizou o Dia Nacional de Luta em todo país.
Os diretores do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e Região realizaram uma mobilização com entrega de informativo nas agências, cobrando responsabilidade do banco com seus funcionários e clientes.
Mais uma vez o Santander aposta em uma nova reestruturação e dessa vez, retira o serviço Van Gogh das unidades físicas. De acordo com o banco, o atendimento desses clientes passará a ser exclusivamente on-line, através de uma plataforma, levando os trabalhadores para o digital.
Com isso, as agências ficarão apenas com o Gerente Geral – que segundo o banco, a partir da mudança, responderá apenas pela unidade – e os GNS (Gerentes de Negócios e Serviços).
A cada nova reestruturação o banco Santander segue com a mesma política de demitir e sobrecarregar os demais funcionários, com metas elevadas e pressões que afetam a qualidade do atendimento, empurrando os clientes que pagam altas tarifas a utilizarem o atendimento digital. Outro problema é a falta de segurança, já que o banco está retirando vigilantes alegando falta de recurso.
É importante ressaltar que o Santander registrou lucro líquido recorrente de R$ 9,383 bilhões em 2023. Realmente está faltando recursos.
O movimento sindical cobra do Santander mais contratações, segurança, fim das metas abusivas, fim das terceirizações e principalmente respeito com os funcionários e clientes.
Fonte: SEEB-São José dos Campos
www.contec.org.br