Nesta quarta-feira (12/2), o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, participou da reunião do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) em Brasília, para alinhar os novos rumos e a reestruturação do FST em defesa do Sistema Confederativo.
Dono da casa, o presidente da CNTC, deputado Luiz Carlos Motta (PL/SP), agradeceu a presença dos membros do FST e ressaltou a importância do momento para as Confederações: “É muito importante essa união do Sistema Confederativo. Agora precisamos aprofundar o nosso debate e dialogar também com o setor patronal. O FST tem Confederações de peso para dialogar no Congresso Nacional, esclarecendo o que é o movimento sindical sério”, disse o deputado que ainda mencionou que está disposto a apoiar o trabalho dos dirigentes.
O coordenador-nacional do FST, Luiz Arraes, diretor da CNTC e presidente da Federação dos Frentistas de São Paulo – FEPOSPETRO, ressaltou a importância das Confederações no movimento sindical.
“O momento é de reconstrução e fortalecimento do FST. Temos que nos unir para ter voz no Congresso Nacional. Precisamos construir um caminho de diálogo com a convergência de ideias. O Sistema Confederativo precisa ter a sua autonomia respeitada”, disse o coordenador do FST.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, reforçou a importância do FST: “A CONTEC está disposta a apoiar o FST no que for necessário. Sabemos da importância da organização na luta pelos interesses políticos, econômicos e sociais da classe trabalhadora em todo território nacional”.
Os dirigentes sindicais reforçaram a necessidade urgente da inserção do Sistema Confederativo, por meio do FST, em todos os ambientes deliberativos e consultivos que digam respeito às relações de trabalho.
Participaram da reunião presidentes e representantes das seguintes Confederações: CNTC, CNTS, CNTI, CONTEC, CONTRATUH, CNTTT, CNTA, CNTEEC, CONACATE, CSPB, CONTTMAF, CONTRICOM, CNPL. Além da participação dos dirigentes confederativos, o encontro contou com a participação de representantes da Nova Central Sindical, do analista político e sócio-diretor da Contatos Assessoria Política, André Santos, do assessor jurídico do FST, Dr. Cristiano Meira, e dirigentes de Federações e Sindicatos de diversos setores.
Texto por Leidiane Silveira
www.contec.org.br