O presidente da CONTEC e secretário de assuntos internacionais da União Geral dos Trabalhadores, Lourenço Prado, esteve presente na cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, neste domingo (1), em Brasília. O convite, foi feito pela coordenação da posse, presente no gabinete de transição, à UGT.
A cerimônia que empossou o novo presidente do Brasil, aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados e foi transmitida simultaneamente aos convidados no Palácio do Planalto, onde estava o presidente da CONTEC. Estiveram presentes também, os senhores Moacyr Roberto – Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores e Denilson Pestana – Construção Civil do Paraná. Além destes representantes, compareceram ao evento, mais de 60 chefes de Estado, líderes de governos e representantes oficiais, bem como categorias de trabalhadores e membros da sociedade civil.
“Este é o momento de estabelecer e fortalecer o diálogo com o novo governo que chega. A posse do presidente, marca o início de um ciclo importante para os brasileiros e o Estado democrático de direito. Estamos atentos nas possibilidades que se abrem neste momento, principalmente àquelas ligadas aos trabalhadores e empregados do sistema financeiro. Que em 2023 possamos colher frutos importantes para as categorias, com mais direitos e garantias.” afirmou o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.
Em seu discurso de posse, o presidente Lula citou as dificuldades que deve enfrentar durante seu mandato, principalmente no combate à pobreza e às desigualdades. Agradeceu aos parlamentares pela aprovação e apoio na PEC que designou mais verba para o governo utilizar no pagamento de auxílios, em 2023. Enfatizou ainda, a necessidade de respeitar às instituições e a democracia. Citou programas sociais que devem ser reestabelecidos durante os quatro anos de governo e finalizou lembrando do período difícil que enfrentamos no combate à pandemia de Covid-19.
Após o discurso de Lula, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, discursou para fechar os trabalhos na casa. Ele ressaltou a importância da relação harmônica entre os poderes, o respeito ao processo eleitoral e a necessidade de repacificação da nação. Disse ainda, que a aprovação de reformas deve ser o foco principal neste primeiro ano de governo.
Em seguida, os empossados, se dirigiram ao Palácio do Planalto em carro aberto, onde Lula subiu a rampa acompanhado de representantes de minorias sociais e políticas do país. Entre eles, uma criança negra, o líder indígena Raoni, um idoso, um deficiente e um professor. Este grupo colocou a faixa da presidência no novo mandatário do Brasil.
Já no parlatório, o presidente Lula fez um discurso voltado à população, onde lembrou da união do país e reafirmou o compromisso de investir no Brasil e lutar contra as desigualdades. Pediu que os brasileiros continuem acreditando num futuro melhor, com justiça social e de renda. Se comprometeu a combater o preconceito racial e de gênero, em especial com relação às mulheres, os negros e os indígenas, que ainda sofrem com as diferenças na sociedade. Por fim, enalteceu os profissionais da saúde que trabalharam arduamente durante a pandemia.
Seguindo a programação, presidente e vice, se dirigiram ao interior do palácio para empossar ministros. Em seguida, acontece uma recepção para convidados no Palácio do Itamaraty, onde Lula e Alckmin recebem as felicitações.
1 comentário
excelente e oportuna matéria.
Consiga um emprego ganhando até dois salarios trabalhando em casa. clique no link: https://bit.ly/hommeoficceagora