Início » CONTEC prestigia VIII Congresso Interestadual da FEEB SP/MS

CONTEC prestigia VIII Congresso Interestadual da FEEB SP/MS

postado Assessoria Igor

A CONTEC participou nesta terça-feira (13), do primeiro dia do VIII Congresso Interestadual da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizado na capital paulista. O 2º Vice-presidente da CONTEC, Edson Roberto dos Santos, representou o presidente Lourenço Ferreiro do Prado no evento. A presidente do Conselho CONTEC Mulher, Ana Paula Guedes e o presidente da UGT Brasil, Ricardo Patah, além de dirigentes sindicais de todo país também marcaram presença.

O presidente da FEEB SP/MS, Davi Zaia, comandou os trabalhos da mesa. Durante sua fala, tratou do interesse em saber como o setor público lidará com os desafios futuros. Ele sugere que a falta de clareza sobre o rumo a seguir pode dificultar o controle e a implementação de políticas públicas no setor financeiro. No entanto, enfatizou que ter um projeto mais claro pode facilitar o trabalho dos bancos públicos e a formulação de políticas públicas.

O Congresso é uma excelente ferramenta para estimular o discurso de dirigentes sindicais, promover encontros importantes e unir a categoria. Estamos muito felizes com a presença feminina, mas buscamos aumentar ainda mais essa participação. O presidente Davi está de parabéns pelo evento, assim como todos os representantes que participaram dele.” disse a presidente do Conselho CONTEC Mulher, Ana Paula Guedes.

Convidado, o ex-deputado Roberto Freire destacou, em sua fala, a importância do movimento sindical em discutir e entender profundamente as questões trazidas à mesa de negociação. Reforçou a necessidade de conhecimento e clareza para evitar argumentos genéricos. Ele enfatizou a necessidade de avançar para o futuro, reconhecendo o entendimento do setor como um fator dominante em um cenário de mudanças rápidas.

Durante o discurso de Sérgio Mendonça, ex-presidente de Relações de Pessoas da Caixa Econômica Federal, ele tratou da importância de desenvolver projetos para impulsionar o crescimento econômico do país, independentemente do governo em questão. Falou na promoção de consensos políticos entre as forças econômicas e os movimentos sociais para alcançar esse objetivo, enfatizando o papel do setor bancário nesse processo.

Por fim, o representante dos bancos, Adauto Duarte, falou das evoluções tecnológicas no setor financeiro, como o crescimento do PIX e a introdução do open banking. Mencionou ainda a criação da moeda digital DREX e enfatizou o papel fundamental dos bancos na discussão e formulação de políticas públicas, especialmente no contexto da inteligência artificial (IA).  Sobre os trabalhadores, Adauto disse que os bancos estão preocupados com questões tributárias e de saúde mental dos bancários, a fim de buscar soluções. Quanto ao papel social dos bancos, ele defendeu a necessidade de discutir abertamente a distribuição dos lucros e repensar os modelos de negócio.

Neste segundo dia de Congresso, os dirigentes sindicais de São Paulo aprovaram a eleição da Nova Diretoria.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas