O crediário no cartão de crédito é uma opção de pagamento disponível para compras realizadas em lojas físicas desde 2019. Com o aumento do consumo em e-commerces, a modalidade está se expandindo e deve passar a ser oferecida para compras on-line ainda no primeiro semestre de 2025, revelou Rogério Panca, coordenador do Fórum de Emissores da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
— A expectativa é que (esteja disponível) ainda no primeiro semestre de 2025. Os detentores já estão trabalhando para que no checkout essa opção já esteja disponível. Para a gente é fundamental que isso aconteça por conta do movimento de consumidores migrando seu consumo para os e-commerces — explicou Panca.
De acordo com balanço da Abecs, no primeiro semestre deste ano as compras remotas com cartões movimentam R$ 460,3 bilhões, representando aumento de 18,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Mais parcelas
Enquanto no cartão de crédito as compras costumam ser parceladas em até 12 vezes, no crediário no crédito elas podem ser divididas em até 48 vezes, com uma taxa de juros mais convidativa, uma vez que funciona como um financiamento. Segundo Panca, a Abecs percebe que a adesão vem crescendo, especialmente em compras com tickets maiores.
— Você pode comprar um produto de R$ 15 mil e 12 parcelas a curto prazo com parcelas elevadas. É aí que entra o crediário, que é uma opção para tickets maiores, oferece até 48 vezes, com taxas que variam de acordo com o emissor.
Ao optar pelo crediário no cartão de crédito o cliente deve estar ciente que a modalidade consome o limite do cartão. De acordo com Panca, alguns emissores de cartão oferecem um limite adicional para compras financiadas, que não compromete o limite. Mas isso não é uma regra e pode variar com a política de credito de cada banco.
De acordo com a Abecs, os principais bancos do país oferecem a opção de crediário no cartão de crédito. Já as credenciadoras que possuem a modalidade são a Get Net, Cielo e a Rede.
Benefício para lojistas
Se para consumidores a modalidade é uma alternativa com mais parcelas, os lojistas tem no crediário uma oportunidade para receber o valor da compra de uma só vez em até cinco dias, sem precisar pagar taxa de antecipação.
— Quando o lojista vende pelo crediário, ele recebe como se fosse uma venda feita no cartão de debito, em até 5 dias. Isso acaba propiciando com que ele não tenha os custos financeiros de uma taxa de antecipação — avalia.