Na última quinta-feira (21/11) foi realizada, em Brasília, uma palestra promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), sobre a Lei de Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023). O evento ocorreu no Escritório Regional do Dieese DF e foi conduzido pela Diretora Técnica do DIEESE, Adriana Marcolino, que apresentou a Nota Técnica 282, detalhando os avanços e desafios relacionados à implementação da legislação.
O encontro reuniu diversos associados do DIEESE, incluindo a CONTEC. Durante sua exposição, Adriana Marcolino destacou o papel das negociações coletivas para efetivar a igualdade salarial e detalhou as ferramentas previstas na lei, como os relatórios de transparência salarial, essenciais para a fiscalização e cumprimento da norma.
Durante sua fala, Adriana destacou o papel do DIEESE no apoio ao movimento sindical e a importância da reflexão sobre o impacto da nova legislação para a classe trabalhadora.
“O DIEESE é uma entidade que faz assessoria, pesquisa e formação para o movimento sindical. E a gente tem discutido tanto os temas que afetam os trabalhadores lá no local de trabalho, como também os grandes temas que afligem os trabalhadores nacionalmente. Então, o DIEESE tem apoiado as organizações sindicais a pensar em propostas que possam, de fato, melhorar a condição da classe trabalhadora.” Adriana Marcolino – Diretora Técnica DIEESE
Leia a íntegra da Nota Técnica 282: Nota Técnica
Mariel Angeli Lopes – Supervisora Técnica DIEESE DF.
Adriana Marcolino – Diretora Técnica DIEESE
Jéssica Alencar – Assessora CONTEC
www.contec.org.br