Início » FMI cria instrumento para ajudar os países a enfrentarem o ‘choque alimentar’

FMI cria instrumento para ajudar os países a enfrentarem o ‘choque alimentar’

postado Assessoria Igor

Segundo a diretora-gerente do Fundo, Kristalina Georgieva, poderá ser usado quando as doações e financiamentos de parceiros não são suficientes, ou um programa apoiado pela instituição não for possível

O Fundo Monetário Internacional anunciou nesta sexta-feira um novo instrumento de crédito para ajudar rapidamente os países que enfrentam uma situação de “insegurança alimentar aguda”, em meio à inflação global.

A nova Janela para Choques Alimentares fornecerá acesso adicional ao financiamento de emergência “para ajudar as pessoas em países vulneráveis ​​a lidar com uma das piores crises de todas: a fome”, disse a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, em comunicado.

Choques climáticos, guerras e a pandemia de Covid-19 interromperam a produção e distribuição de alimentos, “aumentando o custo de alimentar as pessoas”, disse ela.

Mas “a guerra da Rússia na Ucrânia fez subir ainda mais os preços dos alimentos e fertilizantes”.

“Como resultado, uma crise alimentar está se espalhando por todo o mundo com um recorde de 345 milhões de pessoas cujas vidas e meios de subsistência estão em perigo imediato por causa da insegurança alimentar aguda”, alertou Georgieva.

O novo instrumento funcionará durante um ano. Segundo Georgieva, poderá ser usado quando quando as doações e financiamentos de parceiros não são suficientes, ou um programa apoiado pelo Fundo não é possível.

A Janela para Choques Alimentares faz parte de dois programas de emergência criados pelo FMI para ajudar os países a lidar com os impactos da pandemia: o serviço de Crédito Rápido, que fornece empréstimos sem juros por até dez anos aos países mais pobres; e o Instrumento de Financiamento Rápido, voltado para economias mais ricas e que deve ser devolvido, no máximo, em cinco anos.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas