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Golpe do Pix no Carnaval: Nubank emite alerta sobre fraude

postado Assessoria

Nubank fez um alerta sobre um novo golpe que está sendo disseminado por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Criminosos enviam uma mensagem que alega que o banco está distribuindo até R$ 500, em uma falsa promoção de Carnaval. O banco afirma que a mensagem “não passa de uma fraude”.

A mensagem dos golpistas alega que o usuário deve entrar em um link, responder a um questionário e encaminhar a mensagem para seus contatos para receber um Pix de até R$ 500. “Se você receber uma mensagem em nome do Nu oferecendo Pix de Carnaval, tome cuidado: é golpe!”, diz o Nubank. “O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval”, afirma.

Segundo o Nubank, o golpe se enquadra na tática de engenharia social, método que consiste na manipulação psicológica para que a pessoa forneça suas informações pessoais ou clique em links maliciosos. Os criminosos criam situações falsas para convencer a vítima a fazer o que eles querem. Também pode ser classificado como phishing, técnica que envia e-mails ou mensagens de texto com informações falsas, induzindo a clicar em links maliciosos.

O banco orienta que os usuários que receberem mensagens desse tipo, oferecendo promoções ou outros supostos benefícios, devem desconfiar e evitar clicar em links ou fornecer qualquer informação. Outra medida a ser tomada é denunciar o contato no próprio aplicativo de mensagens ou relatar a tentativa de golpe ao Nubank no e-mail pagina.falsa@nubank.com.br e nos canais de atendimento do banco.

Se o usuário já clicou no link ou respondeu ao questionário, o banco também orienta que entre em contato em seus canais de atendimento. O banco também oferece um guia de emergência com orientações para casos de tentativa de fraude ou golpe, o SOS Nu.

  • Desconfie se receber mensagens de texto, e-mails ou até ligações oferecendo promoções ou benefícios;
  • Nunca clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, redes sociais, mensagem de texto ou WhatsApp;
  • Nunca forneça informações pessoais de qualquer natureza por telefone, mensagens, e-mail, redes sociais ou Whatsapp;
  • Nunca forneça acesso ao seu celular ou instale aplicativos desconhecidos, seja por meio de links suspeitos recebidos, seja por meio de sites ou até das próprias lojas de aplicativos;
  • Tenha cuidado com senhas e informações importantes, nunca as deixe expostas em mensagens ou em aplicativos como bloco de notas, WhatsApp e outros;
  • Sempre utilize recursos de segurança disponíveis nos aplicativos, principalmente de bancos para confirmação de transações (autenticação de dupla checagem);
  • Nunca passe senhas e códigos de confirmação a terceiros, nem por telefone, nem por outros meios. Bancos e lojistas não solicitam essas informações;
  • Mantenha o celular sempre atualizado e tenha um software antivírus no seu aparelho;
  • Desconfie de ligações que se dizem de bancos ou lojas, mesmo que reconhecer o número, já que existem softwares que permitem o mascaramento de qualquer número de telefone;
  • Bancos nunca ligam para o cliente pedindo dados ou solicitando a instalação de nenhum tipo de aplicativo, nem de nenhuma atualização de segurança no celular. Também nunca ligam pedindo que o cliente faça transferências;
  • Caso receba ligação que alega ser do banco, identificando movimentações suspeitas em sua conta, mantenha a calma e não forneça nenhum dado. Utilize outro aparelho telefônico para entrar em contato com o banco e confirmar a informação;
  • Sempre monitore a sua conta corrente;
  • Caso identifique que caiu em um golpe digital, é possível registrar um boletim de ocorrência.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

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