Início » Gov.br fica fora do ar e prejudica acesso a serviços do INSS e da Receita

Gov.br fica fora do ar e prejudica acesso a serviços do INSS e da Receita

Acesso a serviços como carteira digital e Meu INSS ficam impossibilitados

postado Assessoria

A plataforma Gov.br apresentou instabilidade nesta terça-feira (25) e ficou fora do ar. Ao acessar o site, o usuário é informado de que a página está em manutenção. A instabilidade afetou serviços como Meu INSS, onde é possível pedir aposentadorias e agendar perícias, por exemplo, e o ConectSUS, do governo federal.

Às 17h14, a Casa Civil informou que o funcionamento do Gov.br foi restabelecido. “Os ajustes técnicos foram finalizados pelo Serpro e o login de acesso à plataforma já está disponível” afirma a nota.

As dificuldades teriam começado nas primeiras horas da manhã. O site Downdetector, que registra reclamações de serviços online, aponta pico de reclamações no sistema Dataprev, e-CAC e Receita Federal.

O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação para o governo federal, informou que o sistema apresentou instabilidade para ajuste de natureza técnica.

Horas antes, a Receita Federal informou que o Portal e-CAC e os sistemas que utilizam a plataforma gov.br ficarão indisponíveis até as 20h desta terça. Pelo e-CAC os contribuintes podem verificar se há pendências nas declarações do Imposto de Renda e corrigir falhas, por exemplo.

O governo federal não explicou, até a publicação deste texto, o que teria provocado a pane.

A plataforma Emprega Brasil também ficou fora de operação. Por meio do Emprega Brasil é possível acessar a Carteira de Trabalho Digital, além de consultar o requerimento do seguro-desemprego e a situação do Auxílio Taxista e Auxílio Caminhoneiro.

Nas redes sociais, usuários relataram dificuldade para acessar os serviços que exigem senha e login no sistema do governo federal.

Outro site que apresentou instabilidade é o do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A falha ocorre um dia depois de o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgar a lista com os locais de prova.

No seu perfil oficial no Instagram, a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo informou que a instabilidade no Meu INSS ocorre há dois dias e que acompanha a situação.

“A OAB está atenta e já cobrou providências que estão sendo tomadas”. Ainda segundo a comissão, a plataforma gov.br estaria enfrentando um suposto ataque de segurança.

Fonte: Folha de São Paulo

www.contec.org.br 

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas