Início » Governo envia ao Senado indicação de Galípolo para diretoria de política monetária do BC

Governo envia ao Senado indicação de Galípolo para diretoria de política monetária do BC

postado Assessoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado a indicação do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, para a vaga de diretor de política monetária do Banco Central.

Em um outro despacho, Lula também encaminhou a indicação de Ailton de Aquino Santos para a diretoria de fiscalização da instituição. Ele pode se tornar o primeiro diretor preto da história do BC.

As mensagens presidenciais foram publicadas nesta terça-feira (16) no Diário Oficial da União.

As indicações haviam sido anunciadas na semana passada pelo ministro Fernando Haddad. Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, Galípolo vai ocupar a diretoria responsável por decidir o patamar da taxa básica de juros do país.

Nome de confiança de Lula, Galípolo precisará se equilibrar entre a autonomia legal do BC e a missão creditada a ele de abrir caminho para o corte da Selic —um apelo do presidente ecoado por membros do governo e por quadros do PT desde o início da gestão.

A leitura petista é que o juro alto prejudica a atividade econômica, cuja retomada é vista como crucial para a consolidação de apoio popular e político ao governo Lula.

Galípolo é uma das apostas do governo para se tornar o futuro presidente do Banco Central, após o encerramento do mandato de Roberto Campos Neto, em 31 de dezembro de 2024.

O atual secretário negou ter recebido sinalização nesse sentido quando perguntado por jornalistas, mas disse estar à disposição para atuar na posição mais adequada na avaliação do governo.

Fonte: Folha de S.Paulo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas