Início » Governo vai usar doações da Alemanha para o Fundo Amazônia no socorro aos Yanomami

Governo vai usar doações da Alemanha para o Fundo Amazônia no socorro aos Yanomami

postado Assessoria Igor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (30) a primeira visita de um líder europeu desde o dia da posse. O governo alemão liberou um pacote para a proteção da Amazônia e o incentivo a energias renováveis. O Brasil vai usar uma parte do dinheiro no socorro aos Yanomami.

O que fazer para acabar o mais rápido possível com a realidade do garimpo ilegal e outras atividades criminosas em terras Yanomami? Foi para discutir essa situação, cobrar uma resposta, que o presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, com os ministros da Defesa, dos Direitos Humanos, dos Povos Indígenas e das Relações Institucionais e com o comandante da Aeronáutica e a futura presidente da Funai, Joenia Wapichana.

Após a reunião, o governo divulgou nota em que afirma que os ministérios vão atuar para impedir o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos. As ações também visam impedir o acesso de pessoas não autorizadas pelo poder público à região, buscando não apenas impedir atividades ilegais, mas também a disseminação de doenças; dar assistência nutricional e de saúde ao povo Yanomami, com alimentos adequados aos seus hábitos, e garantir a segurança necessária para que equipes de saúde possam exercer suas atividades nas aldeias também estão entre as prioridades; assim como garantir rapidamente o acesso a água potável por meio de poços artesianos ou cisternas e medir a contaminação por mercúrio dos rios e nas pessoas. O presidente determinou que todas essas ações sejam feitas no menor prazo, para estancar a mortandade e auxiliar as famílias Yanomami.

Também nesta segunda o Ministério da Justiça criou um grupo de trabalho para propor medidas contra a atuação de organizações criminosas, inclusive com a exploração do garimpo, em terras indígenas. O grupo, com integrantes das polícias Federal e Rodoviária Federal, terá 60 dias para concluir os trabalhos.

Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que o governo federal vai usar recursos do Fundo Amazônia para ajudar o povo Yanomami. O fundo foi criado em 2008 para financiar ações de combate a crimes ambientais e desmatamento. Agora parte do dinheiro vai ser usada em medidas emergenciais para combater a fome e doenças, como a malária. Os recursos também vão servir para o combate ao garimpo ilegal. O governo alemão promete liberar 31 milhões de euros, cerca de R$ 170 milhões, para o fundo.

Marina Silva fez o anúncio logo após reunião com a ministra da Cooperação Econômica da Alemanha.

A Defensoria Pública da União pediu aos ministros da Justiça e Segurança Pública e da Defesa que o governo envie mais aeronaves para a Terra Indígena Yanomami e que viabilize uma maior estrutura de logística para garantir o direito à existência dos povos indígenas, como a distribuição de cesta básicas.

Fonte: G1

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas