O primeiro mês do ano traz a campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental, o Janeiro Branco. Criada pela Lei Nº 14.556, sancionada em 25 de abril de 2023, a campanha tem como propósito trazer a conscientização sobre a importância da saúde mental, ajudando a combater o estigma relacionado ao tema e incentivando mais pessoas a buscarem apoio psicológico.
Falar sobre saúde mental e emocional tem se tornado cada vez mais comum nos dias de hoje. Com o aumento de casos de depressão, ansiedade e síndrome de Burnout, é importante entender os sinais, causas e maneiras de buscar ajuda, principalmente no ambiente de trabalho.
O Instituto Janeiro Branco oferece sugestões práticas para que as empresas possam inserir a campanha de forma eficaz, contribuindo com um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor, incentivando o cuidado com a saúde mental. Confira mais informações: Instituto Janeiro Branco
A Rede de Atenção Psicossocial do SUS (RAPS) oferece um primeiro contato com pacientes que precisam de ajuda psicológica através das Unidades Básicas de Saúde UBS) e a partir disso, o paciente pode ser encaminhado para um profissional que possa ajudar. Também é possível ter acesso a atendimento psicológico nas universidades que atendem através dos alunos do curso de Psicologia, por meio de suas clínicas-escolas ou dos Serviços Aplicados de Psicologia (SPA).
Se você ou alguém próximo precisar de apoio, o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece um serviço gratuito e voluntário de suporte emocional e prevenção ao suicídio. Para ajudar, basta acessar o chat online do CVV ou ligar para o número 188.
www.contec.org.br