Início » Mais de 70% dos brasileiros veem necessidade de normas para inteligência artificial, aponta pesquisa

Mais de 70% dos brasileiros veem necessidade de normas para inteligência artificial, aponta pesquisa

postado Assessoria Igor

Foco de preocupação em meio ao avanço de sua aplicação em campanhas eleitorais pelo mundo, como mostrou O GLOBO, as tecnologias de inteligência artificial (IA) estão no radar e no cotidiano dos brasileiros. Uma pesquisa do Instituto Ideia, divulgada no Brazil Forum UK, evento organizado por estudantes no Reino Unido, revela que 73% da população veem necessidade de se criar regras para o uso da tecnologia, enquanto 12% são contrários e outros 15% não sabem se posicionar.

O governo foi o mais citado como agente que deveria regular a IA (21%). A maior fatia respondeu não saber (29%).

O levantamento não perguntou sobre um modelo específico de regulação. Um projeto que trata do tema já está em tramitação no Congresso. A proposta de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cria o Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial, uma estrutura para implementar e fiscalizar o cumprimento da lei, e define diretrizes para o desenvolvimento, implementação e uso de sistemas de inteligência artificial no país.

Resultados da pesquisa sobre IA — Foto: O Globo
Resultados da pesquisa sobre IA — Foto: O Globo

A iniciativa também diz que “todo sistema de inteligência artificial passará por avaliação preliminar realizada pelo fornecedor para classificação de seu grau de risco”. Os conteúdos podem ser classificados como de “risco excessivo” ou, em casos mais graves, de “alto risco”.

Fundador do Instituto Ideia, Maurício Moura aponta que o desejo dos brasileiros pela regulação de uma tecnologia recém-disseminada é inédito desde o surgimento das redes sociais. Entre os mais cautelosos em relação ao tema hoje, estão as mulheres e os mais velhos.

— Essa nunca foi a preocupação das pessoas, seja quando começou o Facebook ou o WhatsApp, por exemplo. Mas agora é diferente, elas estão mais preocupadas — diz Moura.

Fator desinformação

Entre os principais riscos representados pela IA apontados pelos brasileiros, está seu uso para golpes (56%), seguido de falta de privacidade (43%), falsidade ideológica (37%), desinformação (36%) e segurança digital (36%). Para Moura, os fatores mais tangíveis ao público costumam gerar um temor maior.

Frente aos desafios e benefícios das tecnologias, há divisão entre os brasileiros em relação a como percebem esses recursos. São 33% os que se dizem otimistas com a IA, enquanto 32% afirmam estar preocupados. Outros 34% contam não saber como se sentir.

Fator de alerta para especialistas em meio à popularização de serviços de IA generativa, detectar imagens e vídeos falsos é uma dificuldade para a maioria: 59% declararam não saber como reconhecê-los, contra 41% que se dizem capazes de fazer a distinção.

Para Moura, a pesquisa sinaliza que a população está pouco familiarizada com o tema, apesar de fazer uso de tecnologias de IA no dia a dia. Chegam a 43% os que afirmam empregá-las — a maioria em redes sociais. Nesse grupo, 18% citam adotar ferramentas para gerar textos e imagens, como ChatGPT ou Bard.

— O nível de desconhecimento sobre a IA no Brasil é generalizado — frisa o fundador do Instituto Ideia.

A pesquisa do Instituto Ideia entrevistou 1.073 brasileiros de todas as regiões em 17 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas

Bem vindo!

Instale o app da Contec Brasil no seu Iphone {{ICON_INSTALL}} e depois {{bold}} adicione à tela inicial {{/bold}}
×