Início » Mudanças Climáticas impactam trabalhadores de atividades a céu aberto

Mudanças Climáticas impactam trabalhadores de atividades a céu aberto

Tecnologista da Fundacentro fala sobre estresse térmico em reunião do Brics e apresenta App Monitor IBUTG

postado Luany Araújo

Os efeitos das mudanças climáticas no mundo do trabalho estiveram em pauta na reunião técnica do Grupo de Trabalho sobre Emprego do Brics, realizada entre 22 e 24 de abril, em Brasília/DF. O tecnologista da Fundacentro, Daniel Bitencourt, foi um dos palestrantes no primeiro dia do evento e buscou mostrar que o estresse térmico tem impactado os trabalhadores que atuam em atividades a céu aberto.

Com o tema “Technological Innovation for Climate Adaptation in Workplaces” (Inovação Tecnológica para Adaptação Climática nos Locais de Trabalho), Bitencourt apresentou o aplicativo de avaliação da exposição ocupacional ao calor, Monitor IBUTG, disponibilizado gratuitamente pela Fundacentro. “É uma ferramenta de auxílio para a adaptação aos novos cenários climáticos já estabelecidos no Brasil em consequência do aquecimento global”, explica o tecnologista.

O App  tem funcionalidade para prever a exposição ao calor para as próximas horas e dias, além de possibilitar resultados direcionados para a situação específica de cada trabalhador. “O Monitor IBUTG mostra-se como uma poderosa ferramenta de planejamento nos ambientes de trabalho para minimizar os impactos do calor na segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores”, avalia Bitencourt.

O Monitor IBUTG está disponível gratuitamente, para uso pelo computador, no portal da Fundacentro , e para uso no celular nas lojas de aplicativos Google lay (Android) App Store (IOS).

Trabalho decente

A reunião técnica do Grupo de Trabalho sobre Emprego do Brics reuniu representantes dos países membros e contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Um dos objetivos do encontro foi definir ações para promover o trabalho decente e o desenvolvimento do mercado de trabalho.

Para tanto, estiveram em pauta, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, “discussões iniciadas em fevereiro, centradas nos impactos da transformação digital e da inteligência artificial no mundo do trabalho, com ênfase na proteção social e na qualificação profissional”.

O ministro Luiz Marinho reforçou a importância da transição justa para uma economia sustentável, destacando o papel do Brasil na promoção de políticas inclusivas. Já o coordenador do Programa de Empregos Verdes da OIT (Organização Internacional do Trabalho) em Genebra, Moustapha Kamal Gueye, destacou a necessidade de assegurar que as transformações no mundo do trabalho sejam baseadas em princípios de justiça social.

O Grupo de Trabalho sobre Emprego do Brics é um espaço de diálogo e cooperação entre os países-membros do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.

 

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas