Início » Número de empresas denunciadas por assédio eleitoral passa de 1.000

Número de empresas denunciadas por assédio eleitoral passa de 1.000

Região Sudeste lidera registros de casos, com 447 empresas denunciadas

postado Assessoria Igor

A seis dias do segundo turno das eleições, o número de empresas denunciadas por assédio eleitoral este ano subiu para 1092, ultrapassando os mil casos nesta segunda-feira, segundo o Ministério Público do Trabalho. No total, foram 1.367 denúncias, pois uma empresa pode ser alvo de mais de uma denúncia.

Dados do órgão mostram que a região Sudeste lidera as denúncias, com 447 empresas denunciadas, em 555 casos. Em seguida, aparece a região Sul, com 321 empresas; depois, Nordeste, com 201 empresas; Centro-oeste com 90; e Norte, com 33.

Já o número de denúncias de assédio eleitoral recebidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou a 1.367. Na sexta-feira passada, eram 1.155, o que representa uma alta de 18% apenas no fim de semana e nesta segunda-feira. Os relatos de patrões que tentam pressionar funcionários para votarem em seus candidatos explodiram após o primeiro turno do pleito. Em 2018, foram apenas 212 denúncias sobre a prática.

Até o fim da semana passada, o MPT havia movido nove ações civis públicas e celebrado 34 Termos de Ajuste de Conduta (TAC) com empresários que praticaram assédio eleitoral. Além disso, o órgão obteve seis liminares relacionadas a denúncias sobre o crime.

Autoridades tem manifestado preocupação com o tema após a explosão de denúncias. Na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, classificou a prática como “lamentável” e afirmou que buscaria soluções para responder ao problema.

— Não é possível que em pleno século 21 se queira coagir o empregado— afirmou Moraes na ocasião.

Fonte: O Globo

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas