Como funciona o PIX parcelado?
O PIX parcelado é um tipo de contratação de crédito pessoal, já que ao fazer o parcelamento, o cliente está pedindo ao banco uma antecipação do valor da transação. Com o pagamento em parcelas, o banco lucra com o acréscimo de juros.
Essa nova ferramenta vai acabar com o cartão de crédito?
O surgimento de novas modalidades de pagamento e empréstimos é positivo para todo o mercado – instituições financeiras e clientes.
A diferença entre o parcelamento é que nos juros, ao dividir no cartão, os custos da operação ficam com o vendedor, e não com o cliente. A maior parte dos lojistas repassa esse custo de forma implícita, embutindo o valor das taxas no valor do próprio produto. Já no caso do PIX parcelado, os juros devem ser exibidos no momento da contratação e já indicam o custo direto para o cliente.
Quais as taxas de juros em ambos os serviços?
O mercado é que determinará quais serviços terão mais aceitação dos clientes. Por se tratar de um empréstimo, a modalidade do PIX parcelado só é oferecida a um grupo de clientes que já têm esse crédito aprovado. As taxas de juros começam em torno 2% ao mês e variam de acordo com a pontuação para risco de crédito do cliente.
Quais as vantagens de aderir ao pix parcelado? Quais as desvantagens?
A principal vantagem é que o consumidor pode ter um desconto pagando à vista por um produto e parcelar junto ao seu banco. Mas, como toda modalidade de crédito, o parcelamento deverá ser usado em caso de necessidade financeira, já que há cobrança de juros.
Fonte: FDR