Início » Rendimento médio do brasileiro atinge o menor nível da última década

Rendimento médio do brasileiro atinge o menor nível da última década

postado Assessoria

Apesar da recente queda na taxa de desemprego, o trabalhador brasileiro está ganhando, em média, o menor salário da última década.

O rendimento médio real foi de R$ 2.444 no trimestre encerrado em novembro (setembro, outubro e novembro). Esse é o menor nível desde ao menos 2012, início da série histórica disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve uma queda de 4,5% frente ao trimestre anterior e de 11,4% em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28/1) pelo IBGE. Para efeitos de comparação, os valores divulgados sobre o rendimento médio consideram a inflação do período.

A taxa de desocupação caiu para 11,6% no trimestre encerrado em novembro, recuo de 1,6 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior. Já o número de desempregados diminuiu 10,6% nesse mesmo período, chegando a 12,4 milhões. Na prática, trata-se de uma redução de 1,5 milhão de pessoas.

Isso significa que, mesmo com um aumento expressivo na ocupação, as pessoas que estão sendo inseridas no mercado de trabalho ganham menos, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.

“Além disso, há o efeito inflacionário, que influencia na queda do rendimento real recebido pelos trabalhadores”, complementa Beringuy.

Com alta de 0,73% em dezembro, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2021 com aumento de 10,06%. Essa é a maior taxa acumulada no ano desde 2015, quando foi de 10,67%.

Fonte: Metropoles

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas