Dando continuidade ao Curso virtual de Negociação Coletiva, nesta sexta-feira (24/1), a CONTEC reuniu mais de 70 participantes, entre Federações, Sindicatos, COEs e negociadores da CONTEC atuantes em mesas como FENABAN, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BRB, Basa e Banco do Nordeste.
Durante a manhã, o foco foi a constatação das experiências vividas durante as negociações de 2024. Foram levantados desafios, sugestões e críticas relacionadas à condução das mesas de negociação e ao impacto das cláusulas econômicas e sociais nos bancários e securitários. Os representantes destacaram a importância de revisar táticas de comunicação e propor estratégias para tornar as negociações mais assertivas.
Os Coordenadores das COEs e das mesas de negociação da CONTEC ainda apresentaram e atualizaram os participantes sobre como estão as negociações com os bancos. Expuseram na seguinte ordem: COE Caixa – Coordenador Willian Louzada; COE BB e BrB – coordenador Gilberto Vieira; COE Itaú – coordenador Eduardo Israel; COE Bradesco – coordenador Gladir Basso; COE Santander – coordenador Luiz Gustavo Walfrido; Banco do Nordeste e BASA – coordenador José Jesus Trabulo de Souza.
O presidente da CONTEC, Lourenço Prado, fez questão de agradecer a participação ativa de todos os presentes, destacando a relevância do evento: “Agradeço profundamente a dedicação de cada um de vocês nesse curso, que reforça nosso compromisso com a união e a busca por soluções que beneficiem toda a categoria. Este é um espaço para crescermos juntos, trocando experiências e preparando-nos para os desafios que estão por vir. Que sigamos com o foco em construir campanhas salariais mais produtivas para 2026”.
Prado também enfatizou que 2025 será um ano de intensa atividade, com reuniões temáticas e seminários nacionais. Os participantes concordaram com a importância de avaliações contínuas e foi ressaltada a relevância de eventos como esse para capacitar lideranças sindicais frente às mudanças do cenário econômico, trabalhista e previdenciário.
Ao final do evento, todos os participantes foram orientados a enviar para a CONTEC suas avaliações por e-mail, para tabulações e encaminhamentos futuros.
Por Jéssica Alencar e Leidiane Silveira