Início » Setembro Amarelo: Conscientização e prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: Conscientização e prevenção ao suicídio

postado Luany Araújo

Este mês é dedicado a prevenção do suicídio, um mês onde devemos falar abertamente sobre saúde mental, oferecer apoio e lembrar que ninguém precisa enfrentar seus desafios sozinho.

Em cada um desses casos, precisamos nos envolver conscientemente em falar da importância da vida, é disso que setembro amarelo se trata, é algo delicado, mas importantíssimo de falar, para que pessoas que têm passado por algumas dessas situações difíceis saibam que podem buscar ajuda, e que a vida sempre será a melhor escolha a ser feita.

Quando alguém passa por momentos assim, seus pensamentos, sentimentos e ações estão concentrados no suicídio e na cabeça dessa pessoa, é a unica solução. Isso acontece porque o sofrimento distorce a maneira como ela vê as coisas. Se você percebe que alguém próximo a você está passando por uma fase ruim, onde sempre está desanimado, triste, deprimido , não hesite em estender a mão, ouça com empatia, sem julgamentos, e mostre que está ali para ajudar. Às vezes, um simples gesto pode fazer toda a diferença. E, claro, encoraje a pessoa a procurar um profissional qualificado para lidar com essas questões. Um psiquiatra pode fornecer o suporte necessário e ajudar a encontrar caminhos para passar por essa fase.

No Setembro Amarelo, cada conversa, cada gesto de apoio e empatia conta. Juntos, podemos fazer a diferença e mostrar que sempre há uma luz no fim do túnel. Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, não hesite em procurar apoio. O simples fato de se importar pode salvar vidas.

Se você ou alguém que conhece precisa de ajuda, ligue para 188, ou acesse o site: cvv.org.br

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas