Início » Sindicatos pedem que Justiça do Trabalho participe da recuperação judicial da Americanas

Sindicatos pedem que Justiça do Trabalho participe da recuperação judicial da Americanas

postado Assessoria

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) sugeriu que a Justiça do Trabalho participe do processo de recuperação judicial das Lojas Americanas. O pedido foi apresentado nessa terça-feira (14) em reunião de centrais sindicais com o ministro presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa. De acordo com o presidente da UGT, Ricardo Patah, a atuação da Justiça do Trabalho seguiria o modelo da recuperação judicial da loja de departamentos Mappin, que fechou as portas em 1999.

“Toda recuperação é instrumentalizada pela Justiça comum, mas sugeri que seja feito de forma combinada como no caso da Mappin. Foi a forma mais exitosa que fizemos entre as duas justiças, com resultados mais favoráveis aos trabalhadores”, disse Patah.

De acordo com o dirigente, a sugestão foi bem recebida. “O presidente do TST está sensibilizado e se dispôs a utilizar todas as ferramentas para proteger o emprego dos 45 mil funcionários da Americanas”, afirmou.

Patah ressaltou que é preciso aguardar o formato da recuperação judicial que será apresentado pela empresa no mês que vem, mas reforçou que a companhia se comprometeu a não realizar demissões em massa enquanto isso.

O acordo foi firmado em reunião de mediação organizada pela Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) na sexta-feira (10). Além disso, ficou acordado que todas as dispensas de iniciativa da empresa serão realizadas mediante homologação dos sindicatos.

Fonte: Valor

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas