O Sindicato dos Bancários do Tocantins obteve mais uma importante vitória na defesa dos direitos dos bancários. A Vara do Trabalho proferiu sentença, confirmando a liminar já deferida anteriormente para um a economiária garantindo a redução da jornada de trabalho para 4 horas diárias (20 semanais), sem imposição de compensação de horário ou redução de salário, para que ela possa acompanhar o filho diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista – TEA.
A decisão judicial, baseada em todas as provas apresentadas reconheceu a importância vital do acompanhamento constante para o bem-estar do filho da economiária. Esse cuidado envolve não apenas terapias semanais, mas também suporte escolar e atividades físicas, essenciais para seu desenvolvimento.
O Sindicato dos Bancários do Tocantins entende a importância do apoio contínuo aos pais que precisam conciliar as responsabilidades profissionais com o cuidado de seus filhos. Por isso, o Sintec-TO está empenhado em garantir que a redução da carga horária para acompanhamento de filhos com algum tipo de deficiência seja assegurada nos acordos coletivos de trabalho.
Enquanto essa conquista não se torna uma realidade universal, nosso departamento jurídico está à disposição para orientar os pais e ingressar com ações judiciais, assegurando que todos tenham as condições necessárias para cuidar de suas famílias sem prejuízos profissionais.
Fonte: Sintec-TO
www.contec.org.br