O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) manteve a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Palmas-TO e, ordenou ao Banco do Brasil que pague o atraso e restabeleça a comissão do bancário, usando como parâmetro a média do período entre novembro de 2007 a novembro 2017, “além de honorários assistenciais” (base legal – súmula 372 do TST).
ENTENDA O CASO
O bancário era Assessor da Superintendência do Banco do Brasil, no Tocantins. Ele ganhou ação de sétima e oitava, assim como outros 17 colegas, porém, antes de receber a verba da ação ganha, o bancário foi transferido para o cargo de gerente geral, em Goiânia, e, ao receber a verba da ação trabalhista, o Banco do Brasil o retirou do cargo de gerente e o colocou como escriturário. O bancário teve que se mudar para outro Estado para morar com os pais, já que não conseguia sobreviver com o salário pago pelo Banco.
Dessa forma, foi ajuizada ação trabalhista a favor do bancário, e foi comprovada a perseguição da Instituição Financeira e a tese de que a comissão foi retirada em razão da reestruturação da empresa, bem como, que ele tinha mais de 10 anos na função em novembro de 2017.
Depois de várias audiências o bancário ganhou a liminar e já vinha recebendo o salário total desde julho de 2020, graças ao pedido do escritório de advocacia, parceiro do Sintec-TO, alegando a Covid-19 como tese para o deferimento liminar do pedido, o que foi aceito e confirmado através da liminar na sentença de junho de 2021. Com essa decisão, o Banco do Brasil pode até mantê-lo como escriturário, mas o bancário vai receber a comissão até aposentar-se, já que o direito adquirido foi reconhecido em sentença, no qual o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) ordenou ao Banco que pague o atrasado e restabeleça a comissão do bancário.
Cabe recurso ao Banco do Brasil, mas com chances muito remotas de reversão.
Fonte: Sintec-TO
Diretoria Executiva da CONTEC
2 comentários
Este pais é uma vergonha! Com a cultura escravista até os tempos atuais! Ao Rei tudo, ao povo nada!
Que essa lição aplicada ao BB sirva para todos os demais empregadores desse pais tupiniquim!
Ola, gostaria de saber mais sobre este processo, números, advogado..
Tenho um processo semelhante para manter a comissão