Início » Veja 4 sinais de que você precisa dar mais atenção à sua saúde mental

Veja 4 sinais de que você precisa dar mais atenção à sua saúde mental

postado Assessoria

Terapeuta chama a atenção para sinais que costumam ser menosprezados mas podem indicar que a pessoa está perto de ter um colapso mental.

Falar sobre saúde mental continua sendo um assunto urgente. O ano de 2022, que parecia ser de esperança, nos faz reviver situações que acreditávamos ultrapassadas. O aumento nos casos de Covid-19, a retomada das medidas restritivas e o retorno ao home office têm desafiado o equilíbrio emocional das pessoas novamente.

Para os especialistas, reconhecer as dificuldades e buscar ajuda especializada são as melhores maneiras de lidar com momentos nos quais a carga de estresse é muito elevada. No entanto, nem sempre quem está passando por situações-limite consegue enxergar isso.

“Muitos sintomas de que a saúde mental está em risco são normalizados pelas pessoas, que não se atentam para o perigo de ignorá-los”, explica Karina Servi, terapeuta da Naomm, plataforma que reúne terapeutas qualificados e licenciados em PICs – Práticas Integrativas e Complementares.

A especialista cita, por exemplo, as dificuldades para dormir e a irritabilidade excessiva como sinais de que é necessário estar mais atento à saúde mental. Karina aponta quatro sinais que parecem inofensivos, mas podem indicar que a pessoa está prestes a ter um colapso emocional. Confira:

1. Insônia

É um dos pontos mais importantes: se não há sono de qualidade é impossível recuperar a energia necessária para seguir em um novo dia. Os distúrbios ligados ao sono são um dos principais fatores que afetam a saúde mental, emocional e física das pessoas.

Quando há insônia, dificuldade para dormir e/ou interrupção do descanso várias vezes durante à noite é necessário avaliar o que pode estar causando isso.

A especialista alerta para os riscos de se recorrer indiscriminadamente a medicamentos para sanar o problema. Às vezes, o uso de remédios é necessário, mas deve ser indicado e acompanhado por um médico.

2. Irritabilidade e estresse

Durante nossa rotina, muitas vezes temos de lidar com situações que nos levam à irritabilidade e ao estresse. O importante aqui é identificar quando o problema é algo isolado ou constante.

Se a irritação é recorrente e nos leva a ter reações aumentadas frente a pequenos acontecimentos, o sinal vermelho deve ser acionado. Caso o estresse seja acompanhado de problemas para dormir, é hora de buscar ajuda.

3. Mudanças repentinas de humor

Estar bem e, de repente, sentir raiva intensa ou sentimentos depressivos pode indicar um problema. Claro que o humor depende de diferentes situações diferentes, porém, se a inconstância é persistente pode ser um sinal do corpo de que algo não está bem.

Se tiver dúvidas em relação a essa questão, pergunte aos seus colegas de trabalho e familiares se eles têm notado oscilações de humor frequentes em você. Se a resposta for positiva, está na hora de mudar de hábitos.

4. Lapsos de memória

Se a pessoa começa a perceber que a memória está falhando no dia a dia com coisas muito simples, como esquecer o que ia fazer na cozinha ou o que ia pegar no armário, é provável que esteja passando por um episódio de esgotamento mental.

O esgotamento mental pode levar à depressão e, portanto, é importante não menosprezá-lo.

Fonte: Metrópoles

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas