O Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, que acontece nesta quinta-feira (10), é um alerta para casos de agressão física e psicologica, tentativas de assassinato e feminicidio. A data foi criada através do movimento que ocorreu em 10 de outubro de 1980, onde várias mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, e realizaram um protesto contra o aumento de crimes contra o gênero feminino no Brasil.
Em 2006, foi sancionada a Lei Maria da Penha, que trouxe mecanismos para combater e diminuir a viôlencia doméstica, juntamente a Lei, foram criadas redes de atendimento voltadas para mulheres vítimas de violência, tanto para solicitar ajuda quanto para fazer denúncias.
Hoje, mais do que nunca, reafirmamos nosso compromisso na luta contra qualquer tipo de violência e em promover igualdade de gênero em todos os niveis. Incentivamos todos a se envolverem nessa causa, seja por campanhas de concientização, apoio a vitímas ou implementação de treinamentos que auxiliem a identificar e combater a violência no ambiente de trabalho.
Além disso, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) negociada pela CONTEC com a Fenaban trouxe avanços importantes para as mulheres bancárias. Entre as conquistas, destacam-se medidas para o combate à violência de gênero, igualdade salarial, e o fortalecimento de políticas de diversidade e inclusão. Essas iniciativas reforçam o compromisso em criar um ambiente de trabalho mais seguro e igualitário, contribuindo diretamente para a valorização das mulheres no setor bancário.
Para a CONTEC, o aumento de violência contra as mulheres é uma realidade que afeta a todos nós e que precisa ser enfrentada por cada um, não apenas pelas vítimas. Essa violência atenta contra a dignidade humana, a integridade física e a vida das mulheres.
Se você está passando por algum tipo de violência ou conhece alguém que precisa de ajuda, entre em contato com as centrais de apoio e denuncie.
Ligue 180 ou acesse o canal de denuncia : canal de denuncia 180
www.contec.org.br