O 21 de março marca o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Lei nº 11.645 no Brasil, em memória ao massacre de Sharpeville, na África do Sul, em 1960. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.519, criando também o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
Apesar dos avanços legais, o racismo no Brasil segue em alta. Entre 2018 e 2022, os casos aumentaram 31%, com a população negra sendo a principal vítima de homicídios (77,9%). O racismo também é recorrente em ambientes corporativos, com 86% das mulheres negras relatando discriminação no trabalho.
O racismo se manifesta de diversas formas: estrutural, religioso, institucional, cultural, e até mesmo de maneira sutil, em piadas e estereótipos. A luta contra ele, que começou no período da escravidão, continua urgente, buscando igualdade e justiça para negros e afrodescendentes.
Neste dia, a CONTEC demonstra seu apoio ao combate a essa desigualdade e as ações necessárias para transformar nossa atual realidade, mesmo com tantos avanços ainda há muitos sofrendo com racismo.
www.contec.org.br