Início » 21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

21 de Março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

postado Assessoria Igor

Nesta quinta-feira (21), celebramos o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, uma oportunidade para debater e destacar as relações humanas, principalmente o combate ao preconceito. Nesta ocasião é fundamental impulsionar a promoção de políticas públicas que fomentem a igualdade racial em todos os setores, especialmente no ambiente de trabalho. No Brasil, a luta contra a desigualdade racial teve avanços significativos a partir da Constituição Federal de 1988. Foi a carta magna que criminalizou o racismo de forma inafiançável e imprescritível, embora as raízes históricas do racismo colonial ainda representem um desafio persistente para a melhoria das condições sociais e a igualdade de oportunidades.

Em outubro de 2021, o Supremo Tribunal Federal equiparou a injúria racial ao crime de racismo, tornando a injúria imprescritível, em resposta a um caso de preconceito racial. Essa decisão marca um passo importante na luta contra a discriminação racial no Brasil, mas não é tudo. É preciso garantir e resguardar justiça para as vítimas. O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, nasceu em 21 de março de 1969, foi instituído pela ONU em memória das vítimas do massacre de Shaperville, na África do Sul, durante os protestos contra o Apartheid.

O Apartheid, que foi um sistema de segregação racial institucional, que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990, deixou um legado de desigualdade e injustiça para todo mundo, impactando profundamente a vida das pessoas, negando direitos básicos e perpetuando uma cultura de discriminação, que é abarcada desde os períodos escravocratas. Embora o Apartheid tenha sido abolido em 1990, suas ramificações continuam a ser sentidas até hoje. Por isso, o combate a discriminação racial deve ser fortalecido por todos, na luta antirracista e contra heranças nebulosas.

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas