Segundo dados do Banco Central, os brasileiros ainda têm cerca de R$ 7,78 bilhões “esquecidos” nos bancos ao redor do país. Os números de fevereiro deste ano mostram uma sutil queda na comparação com janeiro – mas ainda seguem mais altas do que em 2023.
Os dados também afirmam que cerca de R$ 6 bilhões são valores deixados por 40 milhões de pessoas físicas. Outro R$ 1,5 bilhão é referente a 3 milhões de pessoas jurídicas.
Do público total, 63,48% dos correntistas são capazes de resgatar R$ 10,00. Outros 25,14% conseguem retirar entre R$ 10,01 e R$ 100,00. Pouco mais de 4 milhões de pessoas podem “relembrar” de valores na faixa de R$ 100,01 e R$ 1 mil. Na menor faixa, apenas 1,72% tem mais de R$ 1 mil “esquecidos”.
Onde os brasileiros mais “esquecem” do dinheiro são nos bancos. Mais da metade dos valores a receber estão nas agências bancárias. Administradoras de Consórcio e Cooperativas fecham o pódio da lista.
Confira passo a passo para a retirada do dinheiro:
Passo 1: Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo.
Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro).
Se o usuário ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem do valor a receber.
O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:
- “Solicitar por aqui”: para devolução do valor por Pix em até 12 dias úteis.O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
- “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).
Fonte: CNN
www.contec.org.br