109
O Sindicato dos Securitários do DF – SindSecDF foi selecionado para concorrer ao 21º Prêmio Innovare na categoria Advocacia, destacando sua prática intitulada “Justiça Social através da Advocacia nas Mesas de Negociações Coletivas”. Apesar de não ter conquistado o prêmio final na categoria Advocacia, a seleção da prática representa um importante reconhecimento por sua contribuição ao fortalecimento dos direitos trabalhistas e à equidade nas relações de trabalho.
A cerimônia de entrega do 21º Prêmio Innovare ocorreu nesta quarta-feira, 11/12, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O 1º Vice-presidente da CONTEC e Presidente da FENESPIC, Isaú Joaquim Chacon, e a advogada do SindSecDF e da FENESPIC, Alexandra Lucena, participaram do evento. Na ocasião, eles interagiram com os organizadores do Prêmio Innovare, o Dr. Marco Lara e a coordenadora Raquel Khichfy, reforçando o compromisso do SindSecDF com a busca por soluções jurídicas que promovam a justiça social.
Também na categoria Advocacia, a prática “Negociação Eficiente: A Estruturação da Procuradoria Nacional da União de Negociação”, desenvolvida pela Advocacia Geral da União (AGU), foi homenageada e reconhecida por sua atuação voltada à redução do volume de processos judiciais, através da celebração de acordos. Desde 2021, já foram realizados mais de 133 mil acordos, gerando uma economia de R$ 84,6 bilhões aos cofres públicos. O primeiro lugar na categoria Advocacia foi conquistado pela iniciativa “Advocacia indígena nos territórios: Formação dos Operadores Indígenas de Direito”, de Roraima, que tem como objetivo capacitar lideranças sobre direitos indígenas.
Ao todo, 732 práticas foram inscritas nesta 21ª edição do Prêmio Innovare, que destaca iniciativas inovadoras para o aprimoramento e a modernização da Justiça brasileira, com especial enfoque em questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.
- Tribunal: Programa “Amigo Down” (Tribunal de Justiça de Minas Gerais)
- Juiz: Projeto “Partiu Aula na Justiça” (Porto Alegre – RS)
- Ministério Público: Programa “FPI – Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia do Rio São Francisco” (Salvador – BA)
- Defensoria Pública: Projeto “Mirante: uma resposta à violência institucional” (Rio de Janeiro – RJ)
- Advocacia: “Advocacia indígena nos territórios: Formação dos Operadores Indígenas de Direito” (Boa Vista – RR)
- Justiça e Cidadania: “Provas Dependentes da Memória e Polícia Judiciária: ciência a serviço da melhoria do sistema de justiça criminal” (São Paulo – SP)
A CONTEC parabeniza o SindSecDF, Isaú Chacon, Alexandra Lucena e todos os envolvidos pela brilhante participação no Prêmio Innovare, reafirmando seu compromisso com o aprimoramento das relações trabalhistas no Brasil e o reconhecimento de iniciativas que contribuem para o fortalecimento da Justiça brasileira.