De acordo com o banco público, atual política adotada já ‘atende plenamente a demanda atual do acionista controlador’
O Banco do Brasil não deve elevar a distribuição de dividendos este ano, apesar do pedido oficial da União nesse sentido. Ontem, o secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, disse que tinha enviado um ofício ao BB com o pedido, mas acrescentou que o banco já tinha respondido dizendo que não poderia aumentar os pagamentos.
O governo também pediu para as maiores estatais — além de BB, Caixa, BNDES e Petrobras — que mudem a periodicidade do pagamento dos dividendos de semestral para bimestral.
Procurado, o BB disse em nota que é reconhecido como referência no relacionamento com acionistas e já realiza pagamentos — desde 2007 — com periodicidade trimestral. “Esta dinâmica cumpre a Política Específica de Remuneração aos Acionistas e atende plenamente a demanda atual do acionista controlador.”
O banco afirma ainda que pratica, desde 2021, pagamento de 40% do lucro líquido aos acionistas, o que significa um valor 60% superior ao mínimo exigido por lei, que é de 25%. “Trata-se de uma das melhores políticas de pagamentos aos acionistas no Sistema Financeiro Nacional”.
Fonte: Valor Investe
www.contec.org.br