Início » Bancos saíram da pandemia mais capitalizados

Bancos saíram da pandemia mais capitalizados

postado Assessoria Igor

Grupo das mil maiores instituições financeiras globais atingiu recorde de US$ 10 tri em capital de nível 1

Os principais bancos do mundo saíram mais fortes da pandemia, apesar do baque inicial causado por ela. No fim de 2021, pela primeira vez as mil maiores instituições financeiras globais ultrapassaram a marca de US$ 10 trilhões em capital de nível 1, de melhor qualidade, composto por ações, reservas de lucros e resultados acumulados. É o que mostra uma pesquisa da publicação especializada “The Banker”.

Isso significa que os bancos estão mais capitalizados do que nunca, o que é um importante sinal de solidez do sistema financeiro num momento em que se discute a possibilidade de uma recessão global. As pesadas medidas de estímulos monetário e fiscal adotadas por bancos centrais e governos e a reação rápida das instituições financeiras ao oferecer pausas nos pagamentos e renegociar as dívidas dos clientes ajudaram. A fotografia também é resultado do aumento na exigência de capital regulatório que se adotou após a crise financeira de 2008.

O reforço no capital, agora, ajudará as instituições a atravessar um outro momento. Com a redução dos estímulos, inflação e juros nos maiores níveis em décadas, guerra na Ucrânia e eleições — no caso do Brasil —, o setor bancário está diante de um cenário que impõe desafios de outra natureza.

Fonte: Valor Investe

www.contec.org.br

image_pdfimage_print

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas