Início » BNDES tem lucro líquido recorde de R$ 34 bi em 2021

BNDES tem lucro líquido recorde de R$ 34 bi em 2021

postado Assessoria

Edifício sede do BNDES, Rio de Janeiro (Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil)

O BNDES registrou em 2021 um lucro líquido recorde de 34,1 bilhões de reais, resultado 65% superior ao registrado em 2020, informou o banco de desenvolvimento nessa sexta feira.

O resultado de 2021 foi puxado por ganhos com participações societárias, na casa de 30,6 bilhões de reais, e intermediação financeira, de 19,9 bilhões de reais.

“Foi um resultado sólido, robusto e consistente. Esses resultados mostram como o banco está preparado, se modernizando e reinventando para o mundo do futuro. Vivemos tempos em que eventos não esperados se tornaram recorrentes e a única certeza é a mudança”, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, em entrevista coletiva.

“Foi o maior lucro contábil de uma instituição financeira na história do Brasil e somos ainda o maior estruturador de projetos do mundo”, adicionou.

O lucro líquido anual de 34,1 bilhões de reais foi alavancado ainda pelas alienações de ações de Vale, Klabin e JBS, que somaram um total de 8 bilhões de reais.

“Estamos desinvestindo de empresas maduras e posições especulativas para alocar isso em infraestrutura e desenvolvimento do país”, destacou o presidente do banco.

A receita com dividendos e juros sobre o capital próprio acumulou no ano passado 7,3 bilhões de reais, em valores líquidos de tributos, com destaque para Petrobras, Copel e Eletrobras.

“Também contribuiu para o bom desempenho o resultado positivo de equivalência patrimonial, que totalizou 4,3 bilhões de reais no ano – basicamente de JBS –, a reversão de provisão para perdas em investimentos na Petrobras (efeito líquido de 3,5 bilhões de reais) e a venda de debêntures da Vale (2,1 bilhões de reais)”, informou o banco de fomento.

O resultado recorrente, que exclui principalmente operações de desinvestimento da carteira de renda variável e provisões para risco de crédito foi de 15,8 bilhões de reais em 2021 ante 8,0 bilhões de reais em 2020.

Fonte: Istoé Dinheiro

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas