Início » Como vai funcionar o Pix Parcelado? Entenda o que é e quando chega

Como vai funcionar o Pix Parcelado? Entenda o que é e quando chega

Nova modalidade foi anunciada em abril, mas só deve estar disponível em setembro

postado Luany Araújo
Pix — Foto: Agência O Globo

Pix Parcelado, uma nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos, será disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BC) a partir de setembro. A ferramenta será uma alternativa ao cartão de crédito.

O anúncio do Pix Parcelado foi feito pelo BC em abril. Veja abaixo como a modalidade funcionará e quando ela estará disponível.

Na prática, para o consumidor, o funcionamento do Pix Parcelado é semelhante ao do cartão de crédito: ele terá a opção de parcelar o valor de sua compra ao escolher o Pix como forma de pagamento.

Por exemplo: se o cliente fizer uma compra de R$ 1 mil e optar por pagar em quatro vezes com o Pix Parcelado, ele assume o compromisso com a instituição financeira responsável por sua conta bancária de pagar mensalmente R$ 250, com o acréscimo da taxa de juros aplicada, enquanto o lojista receberá o valor total de forma instantânea.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado. O Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Quando o Pix Parcelado estará disponível?

O BC anunciou que a ferramenta será liberada em setembro deste ano, mas ainda não há um dia específico para isso.

O Pix Parcelado já existe?

Alguns bancos já oferecem a opção de fazer pagamentos com o Pix Parcelado, contudo, a funcionalidade está restrita a clientes que também tenham cartão de crédito. O BC estima que 60 milhões de pessoas não têm acesso ao cartão de crédito.

A intenção do órgão é justamente padronizar as regras.

E o Pix em Garantia?

Anunciado junto com o Pix Parcelado, o Pix em Garantia permitirá que as empresas ofereçam os valores que têm a receber por meio do sistema de pagamentos instantâneos como garantia em operações de crédito. Contudo, ao contrário do Pix Parcelado, essa função só deve ser lançada em 2026.

Fonte:Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas