Início » Compra de ativos do Banco Master por Joesley Batista entra na mesa de negociação

Compra de ativos do Banco Master por Joesley Batista entra na mesa de negociação

Encontro de Galípolo com empresário da J&F acontece em meio às negociações sobre saída para a instituição da Faria Lima

postado Luany Araújo

O empresário Joesley Batista, acionista da J&F, está negociando a compra de ativos pertencentes ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Pessoas a par do tema informaram à Folha, na condição de anonimato, que essa possibilidade está na mesa de negociação.

A operação pode envolver a compra de determinados ativos pessoais de Vorcaro e uma parte da fatia que não interessou ao BRB (Banco de Brasília) na operação com o Master.

O contato de Joesley com Vorcaro está sendo intermediado por Renato Azevedo, que é sócio-fundador e CEO da Latache Capital, de acordo com duas pessoas que conhecem as negociações.

Entre os ativos de interesse de Joesley estão precatórios e pré-precatórios (títulos de dívidas judiciais) que estão no chamado “bad bank” (“banco ruim”), que não será adquirido pelo BRB.

Uma pessoa a par do tema disse que Joesley está interessado, mas o apetite por esses ativos está mesmo com o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual.

A operação de venda do Master ao BRB depende ainda de aprovação do Banco Central, que analisa o negócio como um todo, incluída a fatia do banco de Vorcaro que não irá para o banco do governo do Distrito Federal.

Em pleno feriado do Dia do Trabalhador, o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, marcou uma reunião com Joesley Batista. A família Batista é dona do PicPay e do Banco Original.

Os diretores do BC Gilneu Francisco Astolfi Vivan (Regulação) e Ailton de Aquino Santos (fiscalização) também participaram da reunião na sede do Banco Central.

Após o encontro, o diretor de Fiscalização falou rapidamente com jornalistas. Em resposta a uma pergunta da Folha sobre se o Master era o tema do encontro no feriado, Aquino disse que a reunião foi boa, sem negar. Na agenda oficial do BC, o tema apontado para a reunião é assuntos institucionais.

No último dia 17 de abril, Joesley e seu irmão e sócio, Wesley Batista, também se reuniram com Galípolo, em Brasília.

A reunião chama a atenção de integrantes do mercado bancário por acontecer em meio às negociações sobre o Master.

Em várias ocasiões desde o anúncio da venda do Master para o BRB, Vorcaro, disse a interlocutores que estava procurando um investidor (bancos e fundos) para vender uma parte ou toda a fatia de ativos remanescentes.

Procuradas, as assessorias do BC e da J&F não responderam ao pedido de informações da reportagem.

A J&F é a holding que administra os negócios da família Batista, o que inclui as empresas JBS, Eldorado Celulose, Banco Original, PicPay, Flora (higiene e limpeza), Lhg Mining (antiga J&F Mineração) e Âmbar Energia.

 

Fonte: Folha de SP

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas