Início » Governo quer transformar Banco do Nordeste em subsidiária da Caixa

Governo quer transformar Banco do Nordeste em subsidiária da Caixa

postado Assessoria Renata
744 visualizações

Segundo a imprensa, a atual gestão do governo federal avalia transformar o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal. O Planalto vem tentando mudar a entidade que gere a carteira de microcrédito do BNB. Caso o plano siga adiante, o governo enviará uma medida provisória ao Congresso Nacional com as mudanças.

A ideia não pode vingar porque prejudica o Brasil. Bancos regionais como o BNB e o Banco da Amazônia (BASA) são instituições que fomentam o desenvolvimento regional além das aplicações dos fundos constitucionais das regiões Nordeste e Norte do país. “É necessário que essas instituições sigam autônomas e independentes. A proposta de transformar em uma subsidiária é inoportuna, desnecessária e injusta. Vez ou outra este tema é ventilado, num ou noutro governo”, avalia o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

Para ele, a proposta fere a Constituição Federal, uma vez que o BNB pode perder seu objetivo primordial de “reduzir as desigualdades sociais e regionais”, conforme preconizado no Art 3 – III.

Diretoria Executiva da CONTEC

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas