Cerca de 150 mil investidores do Banco Master e do Letsbank começam a receber, nesta segunda-feira, o ressarcimento do FGC, o Fundo Garantidor de Créditos.
O pedido de restituição começou no sábado, e quase 370 mil credores já solicitaram a devolução. No total, 800 mil clientes devem ser ressarcidos, em um montante de mais de R$ 40 bilhões.
A solicitação para pessoas físicas deve ser feita pelo aplicativo do Fundo, e para pessoas jurídicas, pelo site do FGC. Após a solicitação e a assinatura do termo de sub-rogação, o pagamento é processado em até dois dias úteis. A cobertura segue o limite de 250 mil reais por CPF ou CNPJ, por conglomerado financeiro.
O Fundo é uma associação privada mantida pelo sistema financeiro para prevenir crises bancárias e proteger depositantes e investidores. A devolução dos valores tem início dois meses após o Banco Central decretar a liquidação extrajudicial do Banco Master, em novembro do ano passado.
No sábado, houve instabilidade no sistema após o anúncio da liberação dos pagamentos. Diversos investidores relataram falhas e lentidão no aplicativo. Segundo o FGC, o problema foi causado pelo alto volume de acessos simultâneos registrados nas primeiras horas de liberação dos pedidos.
Fonte: Agência Brasil
www.contec.org.br
