Empresas multinacionais estão enviando alertas a seus funcionários para que não caiam em golpes após a falha cibernética causada por atualização da CrowdStrike que afetou organizações em todo o mundo. A recomendação é de máxima vigilância, pois já foi identificada a ação de cibercriminosos tentando explorar essa situação.
Em um dos comunicados aos quais o blog teve acesso, uma indústria multinacional, com atuação nos EUA, Europa e América do Sul, chama atenção para o fato de que não será recebida “chamada não solicitada oferecendo suporte técnico da CrowdStrike, Microsoft ou qualquer outro fornecedor”. A orientação é clara: “qualquer chamada inesperada de suporte técnico é fraude, mesmo que o número pareça local ou legítimo.”
As empresas estão recomendando também que se desconsidere mensagens no estilo pop-up que apareçam na tela do computador indicando que se faça ligação para suporte técnico ou clique em algum link para atualização do software. Há ainda um pedido de atenção especial a e-mails não solicitados ou de fontes desconhecidas:
“Não clique em links nem baixe anexos desses e-mails, pois eles podem conter malware ou tentativas de phishing. Mesmo que um e-mail pareça ser de um remetente legítimo, certifique-se de examiná-lo em busca de algo incomum.”
Apesar de todos os sistemas de cibersegurança, alertam, o compartamento do usuários é essencial para proteger as informações das companhias.
Fonte: O Globo
contec.org.br