Início » OAB/DF agracia 10 notáveis mulheres do Direito e da Justiça com a Medalha Myrthes Gomes de Campos

OAB/DF agracia 10 notáveis mulheres do Direito e da Justiça com a Medalha Myrthes Gomes de Campos

postado Assessoria Renata
75 visualizações

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) entregou, na noite de terça-feira passada (8/3), Dia Internacional da Mulher, a Medalha Myrthes Gomes de Campos para 10 mulheres que são referências em serviços prestados à Justiça, ao Direito e à sociedade. Também, marcando a celebração da data, neste ano, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi, proferiu a palestra Magna “Participação Feminina nos Centros de Poder” .

Foram agraciadas as advogadas Aline Melo Franco; Andréa Saboia; Célia Arruda; Cristina Tubino; Daniela Teixeira; Fernanda Marinela; Josefina Serra dos Santos e Marília Gallo. Também, as ministras: Maria Thereza de Assis Moura (STJ) e Dora Maria da Costa (TST).

Essa comenda homenageia o pioneirismo da primeira advogada brasileira, Myrthes Gomes de Campos. Natural de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro, ela concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, apenas em 1906 conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos do Instituto dos Advogados do Brasil, condição necessária para o exercício profissional da advocacia.

A medalha em sua homenagem foi instituída em 25 de fevereiro de 2016, e é concedida pela OAB/DF às advogadas e autoridades com atuação efetiva no cenário jurídico do DF, com destaque para a defesa dos direitos, dos interesses e da valorização das mulheres e de suas prerrogativas.

O anúncio das agraciadas desta noite foi feito em 3 de fevereiro, durante a primeira sessão do Conselho Pleno, que aprovou, por unanimidade, as indicações para o recebimento da medalha Myrthes Gomes de Campos edição 2022, feitas pela Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF.

CERIMÔNIA

A outorga teve início às 19h30, em evento híbrido, transmitido ao vivo pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube, e no auditório da OAB/DF, com a presença das homenageadas ou suas representantes e convidados, respeitando todos os protocolos sanitários.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., abriu a cerimônia destacando o pioneirismo da OAB/DF na paridade de gêneros, dentro do Sistema OAB, antes de ser uma regra para as eleições de diretorias: “É uma alegria muito grande contar com todos vocês! Tenho orgulho de entregarmos a Medalha Myrthes e, também, da participação feminina na OAB/DF. Aqui não acatamos a paridade por ser uma regra, mas porque somos uma OAB paritária desde 2018. Foi por opção política e por ciência da importância da participação de homens e mulheres que adotamos a paridade. Temos de andar todos juntos, de braços dados, e fazermos muito pela advocacia.”

Logo em seguida, Délio passou a palavra e a condução dos trabalhos à copresidente Lenda Tariana, em homenagem a todas as mulheres advogadas e pelo Dia Internacional das Mulheres. “Não estou aqui apenas como a Lenda, mas como um pedacinho de cada uma de vocês. Represento cada uma das mulheres que lutaram para que eu pudesse estar aqui nesta noite. Esperamos que um dia não precisemos mais de eventos como este e que minha filha, Maya, possa receber de nossas mãos um mundo muito melhor”, declarou Lenda.

Na sequência, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, Eduardo Uchôa Athayde, enalteceu a cerimônia e as agraciadas pela Medalha. “É muito justo que vocês recebam esse prêmio hoje. É muito justo que se tenha a participação cada vez maior das mulheres. E eu só tenho uma coisa a dizer: muito obrigado por lutarem tanto.”

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira aproveitou a oportunidade para agradecer e falar do simbolismo da data. “Quero dizer que esse é um dia para rememorar as lutas e as nossas conquistas que alcançamos até agora. Também, é o dia de ressignificar o papel feminino em todos os ambientes, em todos os centros de poder e de decisão.”

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, prestigiando a cerimônia, abriu sua fala ressaltando a importância da paridade entre homens e mulheres e a trajetória das mulheres dentro da advocacia: “Parabenizo as outorgadas pela medalha e toda a advocacia feminina. Foi um longo caminho até chegarmos aqui hoje e podermos celebrar a grande participação feminina na advocacia e na direção da OAB. Que o exemplo da advocacia seja seguido e que a igualdade se torne uma realidade cada vez maior em toda a sociedade.”

Fonte: Site OAB/DF

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas