Início » PPA: Governo anuncia metas de médio prazo com foco em emergência climática e questões sociais

PPA: Governo anuncia metas de médio prazo com foco em emergência climática e questões sociais

postado Assessoria Igor

O enfrentamento da emergência climática ganhou a votação que o governo fez na sociedade civil para a definição das prioridades de políticas públicas para os próximos quatro anos (2023- 2027) incluídas no Plano Plurianual (PPA).

Os programas mais votados entraram no PPA e serão acompanhados com lupa pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela elaboração do plano. Na lista de prioridades também estão a atenção primária à saúde, gastos com educação e o enfrentamento da pobreza.

O plano foi repaginado pela equipe da ministra Simone Tebet com a missão de restaurar o planejamento de médio prazo no Brasil, que foi praticamente abandonado, diante dos seguidos incêndios e solavancos de curto prazo que a economia brasileira vem passando – entre eles a crise fiscal, os seguidos déficits das contas públicas, o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e também o impacto da covid-19.

O PPA nasce agora com o carimbo de “Participativo”. O projeto de lei foi assinado hoje pelo presidente Luiz Inácio da Silva em cerimônia, no Palácio do Planalto, e entregue ao Congresso Nacional, após receber propostas de todo o País em plenárias estaduais realizadas em todas as capitais, com a participação de 309 movimentos e organizações da sociedade civil, que apresentaram suas demandas e defenderam suas propostas. A própria ministra participou de algumas das plenárias estaduais.

É a primeira vez que movimentos e organizações da sociedade civil participam diretamente da definição do PPA para os próximos quatro anos, principal instrumento de planejamento de médio prazo. Foram recebidos mais de 1,5 milhão de votos e 8.254 propostas. Os programas mais votados foram incluídos como prioridade no plano.

Fonte: Estadão

www.contec.org.br

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas