Início » Reunião COE-Bradesco/CONTEC: modernização do ponto e próximos passos da CCV

Reunião COE-Bradesco/CONTEC: modernização do ponto e próximos passos da CCV

postado Maria Clara

Na manhã de sexta-feira (31), a Comissão de Organização dos Empregados do Bradesco (COE-Bradesco/CONTEC) realizou reunião virtual com representantes do banco. O encontro foi definido entre o coordenador da COE-Bradesco/CONTEC, Gladir Basso, a gerente do Departamento de Recursos Humanos do Bradesco, Sílvia Eduara Cavalheiro além da equipe de Relações Sindicais do Banco, e tratou de três eixos: renovação e modernização do sistema de ponto, encaminhamentos sobre a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) e demandas específicas do Bradesco Financiamentos.

Ponto eletrônico: expansão do “trava-tela” e cronograma

A gerente Cláudia Solange do Recursos Humanos apresentou o projeto de atualização do controle de jornada em conformidade com a Portaria 671, que consolidou as normas sobre ponto eletrônico. O banco informou que:

  • será ampliado para departamentos (além da rede de agências) o aplicativo interno de controle de jornada (“WorkTime/Trava-tela”), que bloqueia a estação de trabalho quando não há marcação correta e envia alertas sobre início/fim da jornada, pausas, intervalo mínimo e limite de 2 horas extras;
  • o rollout do relógio/Web nas máquinas começa já na próxima semana e seguirá de forma faseada até dezembro;
  • as travas sistêmicas serão implementadas entre março e abril do próximo ano;
  • o novo sistema de ponto (RAP-P), que integrará registro e processamento eletrônicos, inicia projeto em fevereiro, com conclusão prevista até o 1º trimestre de 2027; o “trava-tela” continuará operando e integrado ao novo sistema.

Segundo a empresa, essas entregas atendem pleitos sindicais históricos: impedir trabalho sem registro, garantir intervalos e dar transparência ao empregado (visualização imediata das marcações). Ou seja, a marcação do ponto será diretamente na estação de trabalho do funcionário, dando mais agilidade e assertividade permitindo a consulta imediata dos macacões anteriores. 

CCV: divulgação, fluxo inicial e parâmetros

A COE-Bradesco/CONTEC solicitou ao banco maior publicidade da CCV para que os trabalhadores conheçam o canal e seus objetivos. O Bradesco se comprometeu a intensificar a divulgação e informou que, neste início de implantação:

  • não haverá formulário padrão; os casos serão recebidos caso a caso, com avaliação individual e proposta quando procedente;
  • valores e parâmetros serão aprimorados com base na experiência acumulada e no diálogo com o movimento sindical, evitando distorções e garantindo efetividade dos acordos.

A COE-Bradesco/CONTEC reforçou a importância de petições bem fundamentadas na CCV e registrou que as homologações seguem sendo feitas nos sindicatos, preservando o contato com trabalhadoras e trabalhadores desligados.

Bradesco Financiamentos: pedido de flexibilização de sábados

Sobre o acordo de jornada no Bradesco Financiamentos, a empresa apresentou pleito de empregados para flexibilizar a regra que impede escala em dois sábados consecutivos por mês — alegando impacto da remuneração variável. A proposta será construída com a COE-Bradesco/CONTEC e encaminhada às assembleias, observando a legislação (compensações/folgas) e, se necessário, por meio de aditivos por base onde houver operação aos sábados.

Próximos passos

O banco enviará minuta de texto com as atualizações do acordo de ponto e o cronograma de implantação para análise da COE-Bradesco/CONTEC. As entidades sindicais organizarão assembleias e continuarão monitorando a execução das medidas, bem como a efetividade da CCV, garantindo que as mudanças resultem em mais proteção, segurança jurídica e transparência para a categoria.

por Leidiane Silveira

www.contec.org.br

 

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas