Início » Veja como resgatar dinheiro esquecido do PIS/PASEP e outros fundos

Veja como resgatar dinheiro esquecido do PIS/PASEP e outros fundos

postado Assessoria Tiago
373 visualizações

FGTS, PIS/PASEP e nota Fiscal Paulista são alguns dos locais em que você pode encontrar dinheiro seu (Crédito: Pixabay)

O Banco Central acertou em cheio ao criar um espaço em que o trabalhador descobre se tem dinheiro esquecido e algum órgão oficial do Estado brasileiro. E como o site “Valores a Receber” só estará disponível na segunda-feira (14), é possível encontrar em outros locais algum recurso seu que ficou por ser resgatado.

Abono salarial do PIS/PASEP

Em andamento neste momento, o programa do abono salarial do PIS/PASEP atende trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos que tenham desempenhado atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2020.

O valor do abono é de até um salário mínimo e o calendário de saques você pode encontrar clicando aqui.

A partir de março o governo também vai liberar o pedido de resgate do abono salarial de anos anteriores. Nesses casos, muitos trabalhadores sequer sabiam que possuíam o direito de sacar o abono do PIS/PASEP e terão a chance de rever esses valores.

Cotas do PIS/PASEP

Além do abono que é liberado aos brasileiros neste mês, cotas do PIS/PASEP que nunca foram resgatadas também estão disponíveis para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e outubro de 1988. São mais de R$ 23,5 bilhões disponíveis a 10 milhões de pessoas.

O dinheiro está parado em contas do FGTS e pode ser consultado pelo site ou aplicativo oficial do Fundo, além do site e agências da Caixa. Herdeiros de trabalhadores já falecidos também podem sacar o dinheiro.

Saque do FGTS

As contas do FGTS recebem uma parte do salário de trabalhadores com carteira assinada e servem como uma forma de proteção para quem ficar desempregado, ou precisar do dinheiro para alguma despesa de emergência. Quem for demitido e ficar três anos sem emprego pode resgatar todo o saldo da conta de uma vez.

Além desta condição, podem sacar o dinheiro pessoas com AIDS, câncer, doenças terminais e aposentados.

Os valores estão disponíveis para consulta nos canais oficiais do FGTS.

Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda é feita logo após o processamento da declaração do contribuinte. Em alguns casos, erros na declaração ou pendências na Receita Federal podem represar o valor e você nem soube.

Nesses casos, se a sua restituição estiver “Disponível para Reagendamento” nos sistemas da Receita, você pode receber mais informações sobre a questão nas centrais de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Milhas acumuladas

Muitos programas de milhas oferecem benefícios para clientes que acumulam esses bônus por compras. Você pode trocar as milhas por prêmios e produtos, ou vende-las por dinheiro.

Se você faz parte de algum programa de milhagem aérea ou bancária, verifique as condições do contrato e, se possível, resgate o crédito.

Nota Fiscal Paulista

Quem realiza compras com o CPF nas notas fiscais em São Paulo pode receber parte do ICMS desses produtos em forma de créditos. Os valores ficam disponíveis em um ano e retornam para as contas do Tesouro estadual caso não sejam recuperados.

Para consultar o saldo e indicar uma conta bancária de transferência, basta acessar o portal da Nota Fiscal Paulista.

Fonte: Istoé Dinheiro

Diretoria Executiva da CONTEC

1 cometário

Valmir Souza Pinto 11 de fevereiro de 2022 - 13:27

Como posso ver saldo atrasado do pis

Responder

Deixe um Comentário

Notícias Relacionadas