O Dia Mundial da Saúde foi comemorado na quinta-feira (7/4) e hoje (8/4) é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O tema da semana é cuidado e prevenção de doenças. E é sempre bom lembrar que ter saúde não significa apenas não apresentar nenhuma doença aparente.
Segundo especialistas, dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos. Em 1946, a Organização Mundial da Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável.
Para a OMS, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. De acordo com esse conceito, percebemos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado, uma vez que nem todas as pessoas conseguem viver sem tristezas, sem preocupações e interagindo com o restante da sociedade de maneira harmoniosa.
Para enfrentar desafios e rotinas estressantes é necessário que a gente inicie se alimentando bem e praticando exercícios, além é claro de passar frequentemente por exames e visitas ao médico de forma preventiva. É importante que as pessoas adotem no dia a dia práticas que melhorem a qualidade de vida a fim de conseguirmos uma melhoria física, mental e também social.
Confira as dicas para manter a saúde:
- Alimentar-se de maneira saudável, retirando, por exemplo, excesso de açúcares, sal e gordura.
- Dormir bem.
- Praticar atividades físicas.
- Utilizar medicamentos apenas com recomendação médica.
- Lavar sempre as mãos.
- Beber muita água.
- Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso.
- Evitar atividades que te causem estresse.
- Adicionar à sua rotina atividades que te dão prazer.
- Ter controle financeiro.
- Não comparar o seu padrão de vida com o de outras pessoas.
- Manter as suas amizades e tratar bem as pessoas que estão a sua volta.
- Tentar ser positivo diante dos acontecimentos do dia a dia.