Novo golpe na praça e dessa vez os golpistas miram os cartões com aproximação, que ficaram muito populares com a chegada da pandemia de Covid-19. Apesar de ser muito prática, essa modalidade de pagamento pode oferecer riscos. Principalmente, com a facilidade de movimentação do dinheiro sem o uso de senhas.
Os criminosos além de roubarem o cartão físico, estão circulando com maquininhas de pagamento e se aproximando de pessoas em locais de grande movimento, como o metrô e feiras. Eles deixam um valor já programado no equipamento e realizam o pagamento em cartões desprotegidos, usando apenas a aproximando. As pessoas acabam não percebendo.
Importante lembrar que é de responsabilidade dos bancos responder por eventuais prejuízos causados às vítimas de golpe. Caso aconteça, o primeiro passo a ser tomado é a notificação do banco, para tentar o ressarcimento mais rápido possível. Em seguida procurar uma delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência.
Caso o banco ou a instituição financeira recuse a ajuda no caso, a recomendação é que se notifique o Procon ou registre a queixa no site consumidor.gov.
www.contec.org.br