Dirigentes sindicais da CONTEC participaram de Live da CASSI para apresentação de Balanço Operacional e Financeiro dos primeiros 10 meses do ano 2021. Inicialmente foi apresentado uma breve análise dos números da CASSI, ressaltando que, atualmente, a entidade cuida da saúde de 615 mil vidas.
Foi destacado também a preocupação da CASSI haver perdido 25 mil vidas, por questões de maioridade de dependentes. A elevação do índice de sinistralidade a partir do início do ano de 2021 foi o ponto mais evidenciado, além do avanço digital. Espera-se uma volta à normalidade ainda neste 2° semestre.
Restou caracterizada a necessidade de elevar o índice de eficiência, aumentando a receita e reduzindo o custo.
Resultado do 1° semestre:
. Reserva de 3 bilhões de reais.
. Resultados positivos em outubro e novembro.
. Incremento das internações, consultas e exames.
. Aumento nas despesas emergenciais.
. A telemedicina a ultrapassou da metade do volume total dos atendimentos.
A Diretoria da CASSI destacou também que as taxas administrativas que vem sendo aportadas pelo patrocinador irão cessar neste mês de dezembro/21, o que implicará na redução mensal de receitas da ordem de 10 milhões de reais, a partir de janeiro de 2022.
Por fim, informou que a Direção dará prosseguimento às iniciativas estratégicas, tais como transformação digital; reforço na melhoria dos canais digitais! ampliação da telemedicina; expansão das APS pela telemedicina de 15 mil para mais 185 mil associados, a partir de 2021; ampliação das APS para todos os associados e participantes; reforço e expansão das CLINICASSI para outras localidades; melhoria da rede credenciada; ramificação de ações de relacionamento CASSI mais próxima do participante; operadora completa de planos de saúde.
Os números apresentados são preocupantes e observamos que as iniciativas para o próximo ano, da forma que apresentadas pela Diretoria da CASSI, não permite uma adequada avaliação, já que expostas de forma genérica.
Diretoria Executiva da CONTEC